Maria Stella de Azevedo Santos [Mãe Stella]

Maria Stella de Azevedo Santos foi a quinta Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá em Salvador, Bahia. Mãe Stella estudou no colégio Nossa Senhora Auxiliadora, dirigido pela professora Anfrísia Santiago. Formou-se pela Escola de Enfermagem e Saúde Pública, exercendo a função de Visitadora Sanitária por mais de trinta anos. Em 2001 ganhou o prêmio jornalístico Estadão na condição de fomentadora de cultura. Em 2005 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia e em 2009, ao completar setenta anos de iniciação no Candomblé, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia. É detentora da comenda Maria Quitéria (Prefeitura do Salvador), Ordem do Cavaleiro (Governo da Bahia) e da comenda do Ministério da Cultura. Em 2010, recebeu uma placa pelo centenário do terreiro Opó Afonjá, no Plenário da Câmara de Salvador, Bahia. Em 2013, foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é o poeta Castro Alves. Tomou posse no dia 12 de setembro de 2013. (Fonte: Mapeamento cultural - UFBA)